Caros,

Em 2011, a Wikimedia Argentina realizou um encontro de delegados dos diversos grupos participantes do Iberocoop <http://br.wikimedia.org/wiki/Iberocoop>. O Encontro Wikimedia Ibero-Americano 2011 <http://meta.wikimedia.org/wiki/Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano_2011> ocorreu em Buenos Aires e reuniu dois delegados de cada um dos dez grupos, em uma sala do departamento de pós-graduação na Universidad de la Plata. Pelo Brasil, participaram CasteloBranco e Lechatjaune, conforme combinado na lista de distribuição.

A Wikimedia Argentina recebeu apoio da WMF, através de /grant/, para realizar este evento, que o grupo escolheu tornar recorrente (anual) e rotativo (cada edição em um país-sede diferente). Na ocasião, a Wikimedia Portugal manifestou a intenção de sediar a segunda edição da conferência, em 2012. Mais recentemente, outros grupos também manifestaram tal interesse, nomeadamente: Chile, México e Brasil. A Daniela, que esteve em Buenos Aires durante a conferência do Iberocoop, sugeriu <http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/2011-October/008235.html> o Rio de Janeiro e fez uma boa pesquisa <http://br.wikimedia.org/wiki/WikiBrasil_2012> sobre a logística de um evento como este.

Em novembro de 2011, a Wikimedia Portugal declinou de sua intenção em sediar o evento e apoiou a candidatura do Brasil, para que o evento possa ocorrer em um país de língua portuguesa, em alternância ao evento anterior, ocorrido em um país de língua espanhola. Com autorização de Manuel de Sousa, transcrevo suas palavras:

/"Dado o enorme interesse de diversos capítulos pela Iberoconf 2012, a Wikimedia Portugal cede, de bom grado, a organização deste evento. No entanto, dado que a primeira Iberoconf se realizou num país de língua espanhola (a Argentina), achamos que, como sinal de boa convivência, a segunda edição do encontro ibero-americano deve ter lugar num país de língua portuguesa. Por consequência, havendo interesse e disponibilidade dos nossos colegas brasileiros, advogamos que seja o Brasil a acolher a Iberoconf 2012." /

Com isso, a Wikimedia Brasil deve agora decidir pelo interesse ou não em realizar este evento em 2012, para responder aos demais membros do Iberocoop. Caso recuse, é necessário dar tempo para que outros grupos elaborem suas propostas. Caso aceite, é preciso verificar se há consenso no Iberocoop pela proposta brasileira e destinar tempo para elaborar a nossa própria proposta.

Opinem, participem:

 * http://br.wikimedia.org/wiki/Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano_2012
 * 
http://br.wikimedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano_2012

CB


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

Responder a