On 09-12-2011 14:32, Claudio Barbosa wrote:
> Não sei como funciona o wikinotícias, mas é possível fazermos alguma
> matéria sobre o evento lá no wikinotícias? Fazer uma notícia original
> (pesquisa inédita), ou precisa buscar fontes?
Sim, existe uma política de reportagens originais[1], com o texto padrão
traduzido, mas acabo de notar que apenas editores com mais de 500
edições no projeto estão autorizados a criar este tipo de matéria. Os
demais só podem produzir notícias a partir de outras fontes, que devem
estar citadas.

Essa é uma regra exclusiva da versão lusófona (as versões em inglês e
espanhol, por exemplo, não têm tal restrição), e acho lamentável, porque
o maior potencial do Wikinews está justamente nas reportagens originais.
Na minha opinião, esse projeto decola com a política de credenciamento
de wikirrepórteres + reportagens originais + entrevistas + programa
específico para estudantes de Comunicação/Jornalismo (uma espécie de
Campus Ambassador específico, adaptado para este projeto e público, que
poderíamos desenvolver aqui, em primeira mão). Com isso, acho que
ninguém seguraria o Wikinotícias, e ele chega a nichos que a Wikipédia
não chega, em função da natureza do conteúdo e também da licença que é
diferente.

CB

[1] http://pt.wikinews.org/wiki/Wikinot%C3%ADcias:Reportagens_originais