Rodrigo,

Os alunos não precisam aprender sequer 99% das regras que são criadas
diariamente na wikipédia. O básico que são os pilares, como editar, o que é
uma enciclopédia e o que faz um artigo de qualidade e que são explicados ao
longo do curso. Note isso pela cartilha elaborada pela WMF explicando o
projeto. Somente bem na fase final é que os artigos foram adaptados ao
livro de estilo e algumas perfumarias são modificadas no texto (citação
estilo wiki ao invés da ABNT, por exemplo).  É evidente que os alunos têm
dúvidas sobre o ambiente wiki e como os artigos às vezes são tão diferentes
em conteúdo mas isso é explicado tranquilamente.

Dos professores, acredito que devemos abrir o jogo desde o início e mostrar
quais são as dificuldades do projeto e o que temos feito para susperar
estes obstáculos. Certamente trarão novas idéias e soluções também. Também
não precisam aprender 99% das regras criadas pois o trabalho não envolve se
inteirar por completo na wikipédia e colaborar em todas as áreas. É uma
atividade extremamente específica que mal começou ainda.

Reitero cada palavra do Jo Lorib em relação a Wikipédia: é a locomotiva do
projeto. Os outros são vagões e negar isso é estupidez. Nós enquanto
Movimento Wikimedista podemos ser o elo destas partes com a sociedade mas
nunca seremos sequer vagão.

Por fim guarde a língua com o palavreado. Tenha respeito pelos outros
porque você não está falando com seus amigos. Também não é desse jeito que
criamos um ambiente receptivo e esta é a segunda vez que alguém chama a sua
atenção em relação a isto. Mantenha a calma, respire fundo, e procure
colaborar com algo que te agrada. Se não quer ajudar com este projeto em
específico tudo bem é um direito seu, temos mais voluntários para ajudar
mas é favor não atrapalhar com sua rispidez. Se algo for contra a tão
falada Carta de Princípios se manifeste com educação.

Abraço

Abs,
Otavio