Date: Tue, 20 Dec 2011 22:44:26 -0200
From: domusau...@gmail.com
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Artigos finais do curso de história romana da
UNIRIO

Demorou, mas consegui fechar todos os artigos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikimedia_Brasil_Educa%C3%A7%C3%A3o/Cursos/A_Hist%C3%B3ria_Romana_na_Wikip%C3%A9dia_(Juliana_Bastos_Marques)#Artigos_dos_alunos

Deu um imenso trabalho, até porque eu mesma me envolvi bastante - não só como
professora, mas também como wikipedista. Entretanto, posso dizer que avalio o
resultado final como um grande sucesso. Artigos como o de Fronteiras do Império
Romano e Religião na Roma Antiga se transformaram da água para o vinho!

Ainda preciso sistematizar muitas coisas e melhorar a metodologia, mas quero
continuar essa experiência no próximo semestre. Darei uma disciplina chamada
"Cultura Histórica e Documento" para o curso de Arquivologia. Não estou
pensando em colocar o trabalho na Wikipédia como objetivo principal, até porque
essa é uma disciplina introdutória de 1o. período, mas acredito que esse
trabalho pode motivar os alunos, já que o perfil aqui é mais voltado para
atividades práticas. Minha principal dúvida é se teremos um laboratório
disponível, já que essa aula será de noite e as aulas do curso de Sistemas de
Informação também são do noturno.

Talvez aqui o caso será testar outro modelo de curso, exatamente pelo outro
perfil: disciplina obrigatória, provavelmente sem edição em sala. Penso em
apresentar umas duas ou três aulas como workshop lá pela metade do semestre, e
cobrar participação nas atividades de edição em casa.

Imensos e eternos agradecimentos aos meus heróis: Otavio, Béria, Névio, Leandro
e a todos os que ajudaram com contribuições aqui na lista, em particular ou na
própria wiki.
Já aproveito para desejar boas festas a todos!

Abs,Juliana.