Em janeiro foi dada a largada para o I GP Wikimedia Brasil <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:GP>, um concurso de edições promovido pela Wikimedia Brasil e que busca melhorar os artigos da Wikipédia lusófona que farão parte da versão offline <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Projetos/Wikip%C3%A9dia_Offline> a ser distribuída no Brasil. Hoje, o concurso completa um mês e os pilotos fecham a sua primeira volta. Foram 191 inscritos e 42 equipes formadas. Metade das equipes que largaram já conquistaram pontos e a pontuação de cada uma pode ser verificada aqui <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Concursos/I_GP_Wikimedia_Brasil/Pontos>. Mais de 400 artigos foram melhorados e atingiram o nível mínimo aceitável de qualidade que estipulamos (pelo menos 5 referências, 1 imagem, 12000 bytes, 3 seções, 30 ligações internas e sem marcações de esboço, reciclar, revisar ou wikificar).

Dos 430 artigos melhorados, 200 fazem parte dos 1000 artigos que toda Wikipédia deve ter <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Lista_dos_artigos_que_toda_Wikip%C3%A9dia_deve_ter>, que estamos chamando de "artigos essenciais". Como resultado desse enorme esforço de nossos pilotos e equipes, a Wikipédia em português alcançou o _primeiro lugar em crescimento_ desta amostra de artigos essenciais, dentre todas as versões do projeto. Isso só havia ocorrido em 2010, e em quase três anos que esse acompanhamento é feito, nenhuma outra Wikipedia com mais de 500 mil artigos jamais obteve o primeiro lugar.

Queremos continuar no pódio em fevereiro e por isso estamos oferecendo um estímulo maior: durante a próxima semana, teremos uma volta rápida. Entre 11 e 17 de fevereiro, para cada artigo que for melhorado da lista dos artigos essenciais <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Concursos/I_GP_Wikimedia_Brasil/Lista/4> e atingir a qualidade 3 <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Avalia%C3%A7%C3%A3o_autom%C3%A1tica>, a equipe que o assinou ganhará um _ponto extra_. Vale lembrar que cada equipe tem apenas três dias para assinar e melhorar cada artigo.

Editores experientes, que não se inscreveram no concurso, também podem ajudar. As inscrições para o concurso estão encerradas. Mas no mesmo período, será aberta uma _vaga extra_ em cada equipe, destinada exclusivamente aos autorrevisores, eliminadores ou administradores atuais (todos os usuários com o privilégio 'autopatrol' associado até o dia 7 de fevereiro de 2012). A ideia é dar oportunidade para que usuários mais experientes possam orientar os participantes em suas edições. Mas corram porque é só até o dia 17 de fevereiro e só será destinada uma única vaga extra em cada equipe. Para se inscrever, clique aqui <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Concursos/I_GP_Wikimedia_Brasil/Equipes> e assine somente nos espaços marcados com "Vaga extra" das equipes que ainda não tenham essa vaga preenchida. Depois, entre em contato com os demais pilotos da equipe para bolar as estratégias.

Todos os editores são convidados a contribuir com a melhoria da qualidade dos artigos de nosso projeto. O concurso não avalia apenas as edições feitas pelos participantes, mas o resultado final de cada artigo. Por isso, as equipes são premiadas pelas contribuições de seus pilotos e também dos demais editores dos artigos escolhidos por ela.

Pisem fundo!

Wikimedia Brasil

CB

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

Responder a