2011/12/20 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argen...@gmail.com>:
> O problema, Helder, que esse era a primeira etapa, e eles foram enxotados,
Por quem? E não vi relatos de editores "enxotados" de lá.

> criaram uma Wiki própria e tocaram o projeto.
Teria um link?

> A segunda parte era criar exatamente livros didáticos, essa era a
> introdução.

Se apenas a segunda parte consistia da criação de livros didáticos,
não seria somente ela que deveria ser feita no Wikilivros?

> Os livros seriam voltados para criação de trabalhos, "Como
> plantar e distribuir tomates" por exemplo.
>
> Vai dizer que isso é algo fora do escopo...?

Parte do que **foi feito efetivamente** não está no escopo.
Mas em relação ao que **seria** feito, talvez fosse, tal vez não.

> Não conversaram devidamente com os voluntários, nem com a gente...
Eu lembro até de ter conversado por chat com um dos particiantes
quando o projeto começou.
Mas levando em conta o número de editores que patrulhava as mudanças
recentes no Wikilivros (dois? três?), eu não me espantaria se ninguém
mais tiver notado que surgiram vários editores novos, que ainda
precisavam se familiarizar com a wiki na qual estavam participando, e
que aumentaram significativamente o número de edições que não teriam
como ser "fiscalizadas" e que se fossem, possivelmente precisariam ser
melhoradas...
Comparem o número de editores que editaram mais de 10 vezes nos
últimos 30 dias (incluindo bots e membros da "equipe de monitoramento
de wikis pequenas", SWMT):
* Wikipédia: mais de 350
* Wikicionário: 21
* Wikiquote: 9
* Wikilivros: 8
* Wikiversidade: 8
* Wikisource: 6

Parafraseando
http://www.codesimplicity.com/post/open-source-community-simplified/
Se queremos melhorar a comunidade de determinado projeto, é preciso
1. Conseguir pessoas interessadas em contribuir
2. Remover as barreiras para iniciar a participação no projeto
3. Reter os colaboradores para que continuem contribuindo
mas na ordem contrária!
Se simplesmente aumentarmos a participação em projetos que **não tem
estrutura** (itens 2 e 3) para orientar/manter esses novos
colaboradores, sem se preocupar em **oferecer suporte** aos novos
participantes, o resultado pode não ser o esperado...

> mas quando ficou ruim vem reclamar?
Não foi uma reclamação, apenas achei que a reflexão era pertinente.

> Complicado não?

A situação é complicada, concordo.
O que é um bom motivo para conversarmos a respeito.

Att,
Helder