Everton,

Sim eu tenho muitas ideias e aos poucos estou tentando teorizar todas por
meio desse blog <http://educacaocolaborativa.wordpress.com/>.

Mas o primeiro passo, na minha opinião, é perder o chamego com os nossos
projetos de origem, enxergar as coisas como uma só. Eu mesmo confesso que
tinha visão somente para o Wikilivros e me fechava para os problemas dos
outros projetos.
Essa minha experiencia de ir procurar erros me provou que não é tão simples
corrigi-los, mas tô na luta.

A outra possível solução é adotar a Wikiversidade como plataforma padrão.
 Se formos comparar os projetos aos seus respectivos equivaleres no mundo
real veremos que todos são livros, alguns de leitura aleatória (como a
enciclopédia e dicionário) e outros de leitura linear (como os livros do
Books e do Source). A unica exceção são as notícias(leitura cronológica) e
as aulas da Wikiversidade. Considerando que a Wikiversidade possa ser
considerada um escola. Então ela pode também abranger bibliotecas, ou seja,
pode abranger todos os outros projetos. Mas além de ter bibliotecas qual
seria o diferencial de uma escola em relação a livros? Na minha opinião o
diferencial é sua propriedade audiovisual e a outra é a capacidade de fazer
perguntas em tempo real e exercícios.
Mas esse é o assunto da minha próxima postagem no blog...

Sei que temos muitas barreiras técnicas para quebrar e estou conversando
com um estudante participante do GSoC  pra tentar esse ano melhorar a
experiencia de leitura linear e edição de livros para o books e o source e
futuramente outras coisas. Mas o primeiro passo é o pensamento abrangente.

Atenciosamente.