Não participo da lista, mas sabendo que meu nome foi chamado, cabem algumas
explicações:

1. http://br.wikimedia.org/wiki/Iberocoop/Decisões contém algumas decisões
sobre nossa participação no Iberocoop. Estas decisões decorrem de alguns
eventos: (1) da não aceitação da participação da Amical, grupo da Wikipédia
Catalã (por pleno preconceito da WM Espanha- este ato fez com que abandonasse o
Iberocoop sendo ELEITOS 4 representantes, e não unicamente o Castelo), da (2)
não transparência do grupo, em que as decisões são tomadas de forma não-aberta
e (3) do tendencionalismo das decisões que sempre favorecem quem é amigo dos
argentinos em prejuízo de outras decisões. Por causa de (1) foi decidido que
Béria não representa e não pode falar em nome da comunidade brasileira, e que
caso ocorresse isto, ela deveria receber alguma restrição por aqui. E sim
Béria, em comparação posso dizer que sou mais wikipedista do que você. Por
causa de (2) e (3) foi considerado que a WMBR deveria enfatizar mais seus
projetos internos e que deveria deixar, por ora, Iberocoop de lado. Isto porque
podemos realizar parcerias diretas com capítulos interessados, mas não nos
colocamos na saia justa de assinar mensagens de um grupo que não representa o
que defendemos.

2. A minha mensagem (e do RTA) exposta pela lista de Iberocoop está na página
da Wikimedia Brasil de forma aberta e transparente. Qualquer pessoa, incluindo
eles, podem intervir e participar quando quiserem. No entanto, não possuímos a
mesma abertura nas wikis destes capítulos e nas listas/ páginas do Iberocoop.
Eu ainda possuo acesso pelo erro de sistema, porém algo está errado quando a
conversa precisa se manter secreta por medo de que tais sejam publicadas.

3. Béria já há muito tempo é suportada por esta comunidade pelas coisas que
apronta. Diferente do RTA, no entanto, todas as ações dela é pelo que ela acha
correto e sempre conflitam com o consenso daqui. Ela não concorda com que é
exposto aqui, mas usufrui de diversas vantagens que levantamos. P.ex. porque
participou do CP se não concorda com o que defendemos ? Quando interessa ela é
WMBR, quando não é WMPT, mas boa parte dos conflitos surge quando ela quer
mostrar ser a "a amiguinha legal do Brasil" em contraposição a outros que são
os maus. Por estas e outras, isto daqui
http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:Ágora/Recomendações_para_os_membros_da_lista_de_discussão_e_outros_meios_de_discussão_da_WMBR
 deve parar de ser recomendação e a usuária deve ser restrita e deve haver uma
mensagem pública repudiando as opiniões demonstradas por ela.

Atenciosamente,