Eu acho que não pretendem começar outro à parte. Se a comunidade do
Wikitravel está incomodada com o rumo do projeto, me parece que 2) é
possível, bastando clonar o conteúdo atual (fazer um fork) para
servidores da WMF.

A WMF deverá decidir se vale a pena o gasto extra - para isso é
preciso analisar as possibilidades de aumento da quantidade de
visitantes para seus projetos e de potenciais novos colaboradores dos
projetos Wikimedia.