Olá, turma,

Sou o Marcio Gonçalves, coordenador de jornalismo na Universidade Estácio
de Sá, campus Madureira, RJ.

Estou com um projeto de iniciação científica com meus alunos cujo título é -
* O jornalismo cidadão nas mídias sociais: reflexões a partir da economia
da dádiva em ambientes wiki. *Nesse projeto discutem-se aspectos das interaç
ões sociais, mediadas pelo discurso e motivadas pela generosidade,
características dos ambientes *wiki* surgidos através da internet. A partir
da perspectiva das teorias do agir comunicativo e do discurso de Habermas,
discutem-se questões referentes ao poder e riqueza na sociedade em
rede.Enfatizam-se os aspectos relacionados ao
 trabalho imaterial, produção colaborativa e economia da dádiva. Através da
descrição dos ambientes wiki procura-se demonstrar como as práticas
colaborativas expressam novas formas de interação social, onde atores e
grupos se comunicam, discutem e produzem. Os ambientes *wikis* podem ser
espaços privilegiados dos processos de formação da opinião pública e da
vontade política, além da prática do jornalismo cidadão.

A partir dessa ideia, quero passar a contribuir mais com o
http://pt.wikinews.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Quem quiser contribuir com ideias, estamos abertos.

Marcio Gonçalves

* *