Cada um visualiza uma melhor opção de como colaborar. Foi uma sugestão que dei,
não uma imposição. Ser colaborativo não envolve necessariamente fundir todas as
ideias em um resultado final, criando uma criatura, por vezes, disforme e que
não representa uma opinião geral. Fusão de ideias muitas vezes pode ser apenas
a opinião particular de alguém travestida de consenso, principalmente da parte
de usuários que deletam de conteúdos coisas de que nao concordam. Diversos
conteúdos da WMBR, p.ex., nao possuem um consenso, mas voce, p.ex., apagou e
alterou de acordo com a sua visão de comunidade. Isto não é colaboração.

Uma forma de colaborar muitas vezes envolve com que todos dêem suas opiniões
pessoais e delas extrair uma visão geral, com todas as nuances particulares.
Colaborar livremente também implica em aceitar e adequar modelos e ferramentas
diversas para necessidades internas, não achando que um mínimo de formalismo,
burocracia e sistematização compete contra isto. O erro está em como usamos
estes mecanismos, nao nos mecanismos em si. Então possuo algumas restrições um
tanto severas contra as criticas que você tem feito com um mínimo de
organização que a WMBr demanda.

Atenciosamente,

Rodrigo