De: devraine <devra...@bol.com.br>
Data: 20 de outubro de 2012 14:33
Assunto: projeto escolar desvirtuado
Para: edilson...@gmail.com

Amigo, sei que é colaborador da médiawiki e você precisa saber como é
difícil tentar aplicar alguma utilidade prática da wikipédia dentro de
salas de aula. Sou orientador palestrante e faço atividade de orientar
sobre novas mídias para alunos do município e da rede estadual. Não sou
professor. Minhas atividades são através de convite e não são remuneradas
(são atividades voluntárias).

Não faço mais uso ou indicação da wikipédia em minhas palestras, pois
alguns alunos foram impedidos de utilizarem a wikipédia dentre de ambientes
escolares e como exemplo, são as contas bloqueadas com justificativas muito
vagas em relação as próprias regras da wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikip%C3%A9dia:Pedidos_a_administradores/Outros_pedidos&diff=29186183&oldid=29186146

Recentemente, em várias escolas municipais de Curitiba, também houve
bloqueio de vários alunos (suas contas) sob a justificativa de serem
fantoches de um tal de Pé Espalhado. Uma colega tentou entrar em contato
com colaboradores da wikimédia e foi praticamente hostilizada, por e-mail e
também em páginas da wiki.

Se você é de Curitiba e quer uma prova de que dezenas de contas de alunos
foram bloqueadas injustamente, só pelo fato de utilizarem um computador
comunitário e nunca em uso ilícito dentro das regras da wikipédia,
recomendo verificar pessoalmente esta situação.

Através da confecção de uma carteirinha de uso de bibliotecas municipais da
prefeitura de Curitiba que é simples de se obter, pois é só ir em algum
farol do saber, munido de conprovante de residência e documento, será feito
esta carteira, sem custo algum. De posse desta carteiro você pode utilizar
o laboratório de internet dos faróis. No centro, por exemplo, você pode
fazer uso no
*F.S. Gibran Khalil Gibran*
Endereço: Av. João Gualberto, 141 -

Fica na praça, em frente do passeio público. De uso de um destes
computadores, poderá verificar, com facilidade, do IP destas máquinas (é um
proxy).

Num segundo momento, utilize esta mesma carteira, em outro ambiente, em um
farol de qualquer escola da rede do município, por exemplo:

*F.S. Pablo Neruda*
Endereço: Rua Claudio Molinari, s/n -

pesquisar  em :
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=12&acao=lista_unidade&bairroUnidade=0&nomeUnidade=&pagina=0

observar que só possui laboratório de internet os F.S. - Farol do Saber.

Utilizando qualquer destes farois, seus computadores possuem o mesmo IP,
independente do bairro de Curitiba. A rede utiliza-se de um único IP proxy.
A empresa detentora do IP foi a ganhadora da última concorrência pública,
assim como antes foi a ICI (*ICI* - Instituto Curitiba de
Informática<http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=ici%20curitiba%20informatica&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ici.curitiba.org.br%2F&ei=KtuCUPfQCoGu8AS-7IHICg&usg=AFQjCNEMFAZToIEHLAHBWyaeBZvd7jnfZA>)
que tinha o contrato.

Favor verificar pessoalmente. Não peça conselhos da wikipédia, pois lá, é
um ambiente insalubre, que questões maiores sempre são vistas como
negativas e assim, quando os colaboradores da wiki decidem aplicar regras,
são sempre as mais fáceis, sempre o bloqueio sem justificativa.

A wikipédia tem um software que pode verificar IP, a placa de modem e o
software de navegação para constatar  de onde partiu a edição, mas é
utilizado com pouca lucidez e sempre os bloqueios são "impetrados" de
maneira arbitrária, sem medir consequências e sempre sob alegações vagas e
muitas vezes sem observar as licitudes ou ilicitudes das contas.

Peço que faça esta observação pessoalmente. Este é um exemplo de como redes
escolares são barradas para uso  da wikipédia. Redes escolares de municípo
e do estado são iguais em quase toda as cidades do Brasil.

Após você constatar isso pessoalmente, leve a questão para algum encontro.
Não vale a pena discutir isso, em ambiente (ou páginas) dentro da própria
wikipédia, porque muitos usuários só se preocupam com o seu próprio umbigo,
talvez querendo que a wikipédia fique assim, como esta, com pouca
participação, sendo para um grupo pequeno e restrito.

Poderia citar outros casos de bloqueios em redes escolares já ocorridos em
outros estados no passado, mas para isso, teria que fazer uma longa
pesquisa nos históricos da wikipédia, mas não tenho esta disposição agora e
so indico o que aconteceu com estudantes que tive contato e me comunicaram
o assunto, alguns fazendo uso dos meus ensinamentos.

Mas como disse, não uso mais a mídia wikipédia em minhas palestras, pois
geram problemas futuros, algo que alunos não entendem o porquê de seus
bloqueios depois.

Pense bem nisso e reflita o porquê do seu tempo pessoal é usado na
wikipédia.

Abraços.