Não quis contextualizar pra não entrar no detalhe (pra mim, importam menos
os pontos em si, e mais uma preocupação de não estarmos com a predisposição
para criticar sempre).

Ontem rolou uma dicussão na br.wikimedia que chegou a agressões pessoais, e
algumas mensagens vieram para cá numa perspectiva "estão fazendo tudo
errado", "poderia ser bom mas tem esse detalhe aqui que torna ruim". É
verdade que rendeu um bom debate, mas me fez lembrar deste princípio.

Eu também tenho lá minhas críticas e não acho que elas sejam irrelevantes.
Mas vejo também aspectos positivos nas mudanças em curso, vejo aspectos
positivos em você poder cobrir custos de um comitê, vejo aspectos positivos
em a WMF não tentar fazer atividades ela mesma, mas ajudar na criação de
condições para que outros atores o façam, vejo aspectos positivos em a WMBR
não querer ter representante, e vejo aspectos positivos em saber lidar com
os problemas de compreensão que isso causa no mundo "além comunidade".
Posso estar poliana demais, mas quis lembrar que podemos tentar ler duas
vezes, escutar duas vezes, respirar fundo, pra reagirmos mais serenamente
ao que nos parece ruim, estranho, ou problemático, evitando estarmos sempre
prontos para ler e interpretar necessariamente nos opondo a algo.

Li várias das mensagens na sequência e me lembrei do princípio. Foi só isso
;-)