Por isso eu digo que por mais que trabalhemos nos parte humana, a
parte técnica continua tento prioridade máxima.
Felizmente algumas pessoas descrevendo e estudando isso. Pra citar um
exemplo temos o Helder que escreveu sobre isso, aqui[1].
E eu próprio pretendo escrever algo relacionado as barreiras técnica em
breve.

A propósito, até já escrevi sobre a questão humana aqui[2], com ajuda do
Helder e do Argenton.

[1]
http://meta.wikimedia.org/wiki/Talk:Programa_Catalisador_do_Brasil/Planejamento_2012-2013/CAPTCHA_-_Teste#Quanto_custa_editar_na_enciclop.C3.A9dia_gr.C3.A1tis_Wikip.C3.A9dia.3F
[2]