Traduzido.

Professora de Design encoraja estudantes a melhorar a Wikipédia em português

Iara Camargo <http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Iara_pierro> teve
um período de experiência em ensino quando um professor no seu curso de
doutorado na Universidade de São Paulo lhe encaminhou uma chamada
aberta<http://meta.wikimedia.org/wiki/Chamada_aos_Professores_para_o_Programa_Wikip%C3%A9dia_no_Ensino>
 do Projeto Wikipédia na
Universidade<http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade>
da
Wikimedia Foundation no Brasil. O programa procurava por membros docentes
que tivessem interesse em conseguir estudantes para escrever verbetes da
Wikipédia como parte das tarefas de seus cursos. Iara, animada pelo
panorama, submeteu uma proposta.

<https://meta.wikimedia.org/wiki/File:Professora_Iara_Camargo.jpg>Professora
Iara Camargo

“Eu fiquei muito animada com a idéia de escrever verbetes com meus alunos
na Wikipédia,” ela diz. “Acho que a maioria dos acadêmicos tem um pouco de
preconceito com a Wikipédia, alegando que alguma informação pode não estar
correta. Mas eu sempre usei a Wikipédia como o ponto de partida para
pesquisar um assunto. A idéia não é usa-la como referência, mas apenas ter
uma idéia sobre o assunto. Então, quando comecei a olhá-la mais
criticamente, encontrei verbetes muitos bons no meu campo de pesquisa… e é
claro alguns bem pobres.”

Iara pediu a seus alunos do curso de Design
Editorial<http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade/Cursos/Design_e_Editora%C3%A7%C3%A3o_(Iara_de_Camargo)>
nas
Faculdades Integradas Rio Branco para melhorar esses verbetes pobres. Seus
estudantes pesquisaram e escreveram verbetes que vão de designers famosos,
como Bea Feitler <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bea_Feitler>, a conceitos
como legibilidade <http://pt.wikipedia.org/wiki/Legibilidade> e editoras
como a Penguin Books <http://pt.wikipedia.org/wiki/Penguin_Books>. Iara até
começou um verbete ela mesma, sobre design de
livros<http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_Livros>
.

“Eu gosto de incorporar tarefas na Wikipédia em minha aula por essas
razões,” ela diz. “Primeiro, para estimular os estudantes a ler e escrever
mais. Segundo, acredito que é bom porque eles estão realmente publicando
algo, não é mais um trabalho que eles estão escrevendo apenas para fazer
uma avaliação. Terceiro, eles têm que ser conscientes e criteriosos para
escrever bem, porque um monte de pessoas podem usar isso no futuro.”

<https://meta.wikimedia.org/wiki/File:Classe_da_professora_Iara.jpg>
Estudantes da Iara trabalhando em sala de aula nas suas tarefas na
Wikipédia.

Em particular, Iara diz, seus estudantes ganham mais dos trabalhos usando a
Wikipédia do que eles ganhariam em muitos trabalhos tradicionais no campo
do design. Uma vez que design é principalmente um ambiente visual,
estudantes não têm a chance de desenvolver tanto as habilidades de pesquisa
e escrita, mas essas são qualidades essenciais para suas carreiras. Iara
acredita que os trabalhos na Wikipédia ajudam os estudantes a desenvolver
essas habilidades enquanto ensinam os fundamentos da disciplina.

“É ótimo em termos de escrita, você tem que ser imparcial e escrever
objetivamente, o que é, de alguma maneira escrita, científica porque você
não pode adicionar escrita subjetiva à Wikipédia,” ela diz. “E penso que é
ótimo porque eles realmente tem que encontrar fontes confiáveis em vez de
usar o argumento “eu ouvi que é assim” ou “eu pensava que fosse assim”.

<https://meta.wikimedia.org/wiki/File:Embaixador_de_campus_da_professora_Iara.jpg>
Um embaixador de campus ajuda estudantes da Iara.

O chefe do departamento de Iara, professor Paulo Durão, entusiasticamente
apoiou ela e seus estudantes enquanto trabalhavam nos trabalhos na
Wikipédia. Na verdade, o diretor acadêmico da instituição, professor
Alexandre Uehara, gostou tanto da ideia que Iara e seus embaixadores de
campus <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:CAMPUS>, Cauê Henrique
Rodrigues<http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Cau%C3%AA_Henrique_Rodrigues>
, Denise Akemi Matsuda<http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1ria:Denise_Akemi>,
e Maira
Rodrigues<http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Ma%C3%ADra_Rodrigues>,
foram mostrados em um vídeo apresentado na lanchonete da faculdade por um
mês. Iara e seus estudantes também tiveram ajuda de dois wikipedistas
servindo como embaixadores
online<http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:ONLINE>
, Vitor Mazuco <http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Vitor_Mazuco> e
Gabryelsl <http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Gabryelsl>. O código
wiki inicialmente foi um pouco assustador para Iara, mas com a ajuda dos
embaixadores, ela aprendeu a editar a Wikipédia e está até animada sobre
usar suas habilidades de codificação wiki.

“Minha parte favorita foi o desafio de trabalhar com aquilo!” Iara diz. “É
uma ferramenta maravilhosa e a Wikipédia não é apenas um website, é um
fenômeno cultural muito importante. Nós estamos em um tempo diferente e
talvez aprender e estudar hoje em dia deva ser integrado com essa nova vida
na Internet que estamos vivendo.”

*LiAnna Davis
**Gerente de comunicação do Programa Wikipédia no Ensino*