Galera, queria compartilhar com vocês uma coincidência com certa dose de
morbidez que me chamou a atenção agora há pouco.

Um editor de várias versões da Wikipédia (especialmente espanhol, inglês e
português) que atende pelo nome de usuário "Imagens SM" e morador de Santa
Maria começou a colaborar com o projeto em 2009, e desde então vem criando
e editando artigos da cidade nas três línguas. Aparentemente, as edições se
intensificaram a partir do fim de novembro do ano passado - ou seja, exatos
dois meses antes da tragédia. E os artigos não são só uns esbocinhos não,
eles têm seções, mapas, infocaixas, etc.

É claro que, por causa do incêndio, o artigo da cidade dele sofreu uma
explosão de visualizações, em todas as línguas, algo que ele não tinha como
prever.

Eu soube disso depois que ele fez um comentário aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Talk:Kiss_nightclub_fire#District_and_neighborhood
A princípio, até pelo nome que ele adotou, eu achei que ele tinha criado a
conta após a tragédia, mas fui "investigar" e vi que ele já contribui faz
tempo, mas de um *boost* às vésperas da tragédia. Ele carregou mais de 200
fotos e mapas da cidade no Commons.

Sem querer explorar a tragédia, coisa que meus coleguinhas de imprensa já
estão fazendo com asquerosa maestria, mas acho que de repente, se o cara
concordar, essa história poderia render alguma coisa no futuro próximo,
tipo um post no blog da Wikimedia.

--
Victor de Andrade Lopes
Jornalista freelancer / estudante (PUC-SP , 7º semestre)