Tal vez todos já saibam, mas eu me enterei recentemente que o ma­te­rial
didático pro­duzido pela Sec­re­taria Mu­nic­i­pal de Ed­ucação de São Paulo
deve ser reg­istrado sob li­cenças permissivas e disponibilizado on­line:

http://simaopedro.com.br/o-material-didatico-precisa-estar-a-disposicao-para-todo-o-publico-diz-simao-pedro-em-seminario-sobre-rea/

http://www.unipress.blog.br/material-didatico-sera-distribuido-gratuitamente-pela-internet-em-sao-paulo/

http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/a-experiencia-pioneira-do-municipio-de-sao-paulo/

Idéia 1: Esclarecer (explicar) e divulgar a normativa.

Eu tenho várias dúvidas. Por exemplo, o projeto contempla as obras
"desenvolvidas pela Administração Direta e Indireta Estadual". Que tipo de
obras são essas?

O projeto também contempla a "livre utilização, compreendendo a cópia, a
distribuição, o download e a redistribuição". Observe-se que, diferentemente do
software livre, isso não inclui a "modificação" da obra. Que tipo de licença já
existente seria a mais adequada?

Contudo, mais adiante acrescenta que a licença de que trata o projeto
"compreende o direito de criação de obras derivadas, desde que sejam
licenciadas sob a mesma licença da obra original."

Isso não é perigoso? Por exemplo, se eu fizer um texto sobre a Teoria da
Evolução por Seleção Natural, e depois a panelinha evangélica (que existe, sim,
nas universidades) resolve criar um trabalho derivativo acrescentando um
capítulo sobre Criacionismo, como é que fica?

Idéia 2: Sugestão de ferramentas para a implementação:

Com relação ao processo de produção/modificação do material online, no terceiro
link acima, tem um cara que diz:

"Es­ta­mos ten­tando en­con­trar o mel­hor mod­elo de soft­ware, algo que seja
fácil e não seja para ini­ci­a­dos, um padrão de soft­ware no qual qual­quer um
con­siga mon­tar o caderno do jeito que achar mais ad­e­quado, mu­dando
even­tual­mente a sequência, colo­cando out­ros ex­em­p­los. Esse é o grande
de­safio: mon­tar um sis­tema in­forma­ti­zado, amigável su­fi­ciente para que
não seja pre­ciso fazer um curso para operá-lo."

Que ferramentas (livres preferentemente) podem ser utilizadas para isso? Um
sistema "amigável suficiente" e que "não seja para ini­ci­a­dos" no conduziria
à blogização do conhecimento? etc. etc.

Enfim, são somente idéias para o Everton. Não precisam responder as questões
colocadas ;-)

Abraços,

Auil