Toda infra de desenvolvimento do Stoa foi mudado, mas re-vendo o texto
  http://wiki.stoa.usp.br/Stoa:Sobre#Como_contribuir
parece ainda bem relevante: mostra bem como gostaríamos ter recebido
contribuições.

A prática se mostrou outro: não recebemos contribuições de código. Pode ser
que com novas tecnologias de desenvolvimento distribuído (git, github) isto
agora seria mais fácil, mas duvido: o Stoa, assim como o Overmundo é uma
única instância de um site, e é muito dificil motivar desenvolvedores
contribuir para uma única instância de algo, muito menos ainda se precisam
passar pelo crivo dos desenvolvedores "core".

O que funcionou e vai funcionar sim é colocar esforços em criar
*plataformas* que permitem pessoas contribuir sem pedir permissão. O elgg
tinha um sistema (bem perigoso do ponto de vista de segurança, alias) que
permitia usuários implementar o seu próprio template (com css e javascript
e tudo). Podia colocar qualquer javascript no seu perfil. Isto as pessoas
usaram bastante.

Mas é assim, criar uma arquitetura de participação é bem dificiil. É
necessária mas não suficiente implementar toda infra técnica de
participação (lista, github, wiki de documentação). Mas se fizer só isto, é
cargo cult. Precisa permitir e incentivar participação de facto e não
somente de jure. Mas isto é bem difícil, sobretudo quando seu potencial
público alvo é muito pequeno (desenvolvedores capazes de fazer algo de
útil). Aí, às vezes vale mais a pena investir o dinheiro e esforços num
contrato.

Ewout

http://social.stoa.usp.br/ewout <http://stoa.usp.br/ewout>
F. 30916696