As respostas me fazem lembrar uma famosa pesquisa[1]

Acho que a partir das respostas, também passo a me questionar sobre a
necessidade existência e privada de alguns desses canais (principalmente os
que só o fazem por força do hábito)...

Abraço!

[1]Stephenson, G. R. (1967). Cultural acquisition of a specific learned
response among rhesus monkeys. In: Starek, D., Schneider, R., and Kuhn, H.
J. (eds.), Progress in Primatology, Stuttgart: Fischer, pp. 279-288.
(resumo grosseiro aqui:
http://erikbuys.wordpress.com/2012/04/29/foolish-monkeys/ )