P. S. e ser gratuito para organizações sem fins lucrativos me lembra
uma tática da microsoft que vi durante anos na Universidade de São
Paulo. Enquanto algumas pessoas argumentavam, trabalhavam, davam
oficinas e faziam projeto para promover o software livre dentro da
universidade, haviam os estandes da microsoft espalhados pela
universidade. É claro, para estudantes é gratuito ou o preço é muito
reduzido.

Quanto mais gente usa o meu produto, melhor. Mantenho o monopólio do
mercado com padrões fechados (microsoft word, excel, essas coisas) e
as pessoas nem se dão conta da armadilha em que estão caindo em
comprar um software barato em detrimento da perpetuação de formatos
fechados.

E, é claro, as empresas estão sempre bem relacionadas com os donos do
poder dentro da universidade. ; )