Tom,
você não pode escrever pra ele dizendo que a iniciativa é muito legal e que
o pessoal pediu mais informações de como seria o curso?
Qual infraestrutura está disponível? Quantas pessoas participariam? Quantas
horas de duração? Seria só um dia ou um ciclo?
E alertar para a expectativa de que eles sairão aptos a incluir conteúdo,
mas que isso depende bastante dessas variáveis?

Eu acho que é super importante esse tipo de capacitação e, se houver
voluntários aptos, disponíveis e com vontade, seria lindo. Ainda poderia
dar um dinheirinho seja para o editor, seja para o movimento Wikimedia
Brasil,  conforme combinarem entre vocês (de repente uma porcentagem para o
voluntário, cobrindo custos de deslocamento, material e eventualmente
alguma ajuda de custo e outra para o movimento - mas vocês é que sabem).

Ou alguém de repente pega o email dele, enviado na primeira mensagem, e
responde direto, copiando o Tom para o José saber que ele está no loop e do
que se trata?

Abração
Oona