Então, quando eu falei de pauta me referi à minha sardinha, Wikisource (uma
coisa que deixei clara a mim mesmo ao voltar aos wikis é que ele seria meu
foco, ao menos no voluntariado.

No mapeamento de GLAM não se aplica, mesmo porque nele será aproveitada
minha "experti(s,z? Agora estou num android sem corretor)e" em outra
esfera. E, de fato, nele em certos momentos eu talvez tenha de criar
"pauta" para puxar/tentar puxar a comunidade para ele, mas tenho minhas
desconfianças que quando o blog sair, já terão passado meus três meses do
contrato.

Aliás, NÃO estou disponível para elaborar o plano de comunicação que
defendi na outra mensagem. Foge à minha formação. Uma coisa é fazer algo
assim em um tema específico, e como parte de outra atividade, outra é
dedicação integral em comunicação).

Claro que eu posso, no Wikisource,me fazer valer das estratégias que
bibliotecas fazem pra divulgar seu acervo, como ganchos com datas, mas vale
lembrar que é relativamente mais fácil comprar um livro e o inserir em
acervo (ou esmolar por doação ou comutaçao nos lugares certos) do que achar
algo na confusão de digitalizaçoes descentralizadas e descoordenadas que
seja PD-old simultaneamente no Brasil e nos EUA e que esteja em língua
portuguesa ao mesmo tempo que é você quem também tem de fazer as outras
coisas do wiki.

Sério, é um pouco (só um pouco) mais fácil você ser bibliotecario sozinho
em uma biblioteca qualquer do que o único wikimediano solitário num wiki.

Eu por esses dias devo terminar de tornar UMA PARTE do pt.wikisource
compatível com o recurso interno de provedor de metadados em OAI-PMH.
Geraria post? Sim. Só que, quem ia querer pegar metadados de um ilustre
desconhecido onde QUALQUER UM (heresia!) pode editar? Sem contar os
parágrafos explicando isso aos colegas de profissão que dormem sentados nas
matérias de perfil mais tecnológico. E a cara de quem quer só baixar os "50
tons de cinza" ao ler isso. Separa a palavra metadado em duas, esse
eventual ia no máximo talvez pensar algo as relacionando.

Eu até poderia mostrar pra ele a literatura erótica em PD-old, mas ou ele
ia ter que se contentar em ler em inglês ou em fazer muitas abstraçoes para
entender o que alguém teria falado disso no século XIX (posso estar
enganado, mas me parece que a língua inglesa não sofreu tantas mudanças
ortograficas e culturais como a brasileira no mesmo período). Claro, se
alguém já tiver digitalizado esses materiais, que antes de ter certeza
absoluta, precisaria varrer, uma a uma, buscas que o Google não consegue
capturar não por culpa dele.

Sentiu o tamanho da coisa? (sem duplo sentido).

Até fiquei positivamente espantado de ter conseguido montar um
[[Portal:Guerra de Canudos]] por lá, recentemente.