From: lugu...@gmail.com
Date: Sun, 23 Mar 2014 19:43:24 -0300
To: okfn...@lists.okfn.org
CC: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] [okfn-br] Abrindo o acervo da Folha sobre a
ditadura militar

Já me ofereço ajudar na curadoria, presencial e/ou remota.
Claro que eu preferia que além do nome formal da OKFn-Br fosse incluído algum
nome formal da Wikimedia mas, como até o momento fomos incapazes de conseguir
ter esse nome formal por estes lados, o que importa é que ao menos tem chances
de ir parar algo nos servidores da famigerada ONG gringa e sua pilha de wikis :P

Só preciso entender um pouco melhor o que seria aberto. Reportagens de época
que foram publicadas? As não publicadas? Registros de depoimentos? Fotos? Tudo
isso e mais um pouco?

Não estou em condições mentais de ajudar com a carta hoje (acabo de prestar
dois concursos públicos no mesmo dia), mas se puder esperar, também ajudarei
nela.
Luiz

Caros,

vi esse excelente
http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/projeto
 da Folha lançado hoje sobre a ditadura militar no Brasil e conversei agora
pouco com um amigo de lá sobre a ideia de abrirmos algumas mídias e arquivos
históricos da Folha de São Paulo, por conta do nosso projeto de ampliar a
qualidade do material didático disponível de forma livre sobre esse período
histórico, e ele sugeriu que eu enviasse uma carta, que será encaminhada para
os responsáveis.

Eu comecei um esboço de carta, que podem ver no link abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1RjWQ367ek90SqTsj1cut4KGq9KDbkN0AE2lwjR0_vEE/edit

Vou mandar em nome da nossa organização e, segundo esse amigo, ajudará no
processo. Imagino que será difícil abrir a maior parte do material, mas
poderemos depois selecionar algumas fotos, vídeos e documentos históricos que
serão úteis para a melhorias dos verbetes enciclopédicos e que sirva como fonte
primária de informação.

O que acham? Alguém dá uma mão na carta e, depois, na curadoria do que
gostaríamos de abrir?

É bom dizer que algumas mídias são compradas pela Folha, mas já será útil
termos o contato dessas pessoas ou empresas para fazermos solicitação análoga.

Abraços,

Tom
--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre