Oi Gustavo, Oona e Denise, (ela está na lista?)

estou meio sem tempo, mas vou deixar algumas perguntas rápidas diante do
texto no meta, principalmente a velha história "com uma série de questões e
questionamentos que nos levaram a identificar a necessidade de realizar um
processo de escuta e diálogo mais intenso com a comunidade."

Esse lance de consulta a comunidade me parece uma forma de reconhecer que
não se sabe o rumo do catalisador (e não culpo os novos que caíram de
para-quedas nisso) e é meio decepcionante ver isso novamente. Me parece
clara a limitação de tempo e envolvimento da comunidade para construir algo
a que o catalisador se propõe (catalisar a comunidade) e do jeito que as
coisas estão colocadas só expõe algo para mim: estão todos perdidos sem
saber o que fazer.

Se fizermos as perguntas básicas:

1. Quais foram os produtos a serem entregues dentro do cronograma proposto
dentro do planejamento do catalisador?

2. Os resultados foram satisfatórios? Como meço isso?

3. Se não foram satisfatórios, vale a pena continuar o catalisador com esse
modelo?

Se olharmos as atividades nos relatórios antigos <
http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:Chapter_Report>, a impressão que eu
tenho é que antes havia um núcleo de pessoas que desenvolviam atividades
promovendo os *projetos Wikimedia*. Por motivos diversos, isso não existe
mais. E entre esses motivos não podemos descartar a possibilidade do
próprio catalisar (do qual fiz parte ;) ter desarticulado um grupo que
estava fazendo as coisas do seu jeito, mas aí a intervenção da WMF foi
catastrófica (da qual fiz parte ;).

Eu acho que é essa pergunta que temos que nos fazer.

Uma leitura de alguém mais "de fora" (ando com pouco tempo para dedicar meu
tempo voluntário aos projeto Wikimedia, mas não deixarei de fazer quando
tiver mais tempo), e gostaria muito que vocês me corrigissem se eu estiver
errado, é que o catalisador pouco está fazendo para o que ele se propôs.

E esse lance de escrever para mim e a para a Oona acho estranho. Se alguém
escrever críticas ao catalisador, vocês vão ficar num diálogo um para um
com essa pessoa?

O que eu acho que deveria ocorrer é as pessoas contratadas para o
catalisador escreverem uma proposta com produtos entregáveis, executá-la e
depois ver se valeu a pena. E a leitura dessa consulta a comunidade me
passa a impressão que não se sabe o que  podem entregar e nem como as
diversas qualidades da Ação podem agregar algo ao movimento Wikimedia.

Espero que as perguntas básicas não soem como agressivas, elas são bem
sinceras, ainda mais de alguém que tentou trabalhar também no catalisador,
e acho que os resultados foram pífios para os custos envolvidos. Serviu
como aprendizado? Serviu. Mas uma hora do aprendizado é preciso surgir
coisas concretas, mas infelizmente elas parecem não estar fluindo. Ou estou
errado?

P. S. gostaria de saber se viu minha pergunta no tópico sobre a ditadura,
Gustavo.

Abraços,

Tom

Em 4 de junho de 2014 20:44, Gustavo Paiva <gustavobpa...@gmail.com>
escreveu:

> Olá a todos e a todas,
>
> Bem, como você s já devem saber, estamos para lá da metade do projeto
> "Educação
> e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos
> Wikimedia por meio da colaboração ativa, autonomia e compartilhamento
> <https://meta.wikimedia.org/wiki/Programa_Catalisador_do_Brasil/2013-2014>",
> que é a forma que o programa catalisador da WMF assumiu no Brasil, após
> firmar parceria com a Ação Educativa. A construção dessa parceria se deu
> depois de um longo processo de negociação e diálogo com voluntários de
> [...]

Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
http://br.okfn.org