Oi Tom,

super obrigada por sua mensagem!
Não pretendo responder de bate-pronto todas as mensagens pra deixar a
conversa fluir (entre todos - e não como um diálogo comunidadexcatalisador
apenas), mas acho que vale, sim, acrescentar suas perguntas lá.

Esclareço que a questão do "escreve que a gente liga" não é pra ficar em
diálogo um a um com uma pessoa que tenha críticas. A ideia é que a gente
relate e poste o resumo da contribuição, mencionando o nome de quem
contribuiu ou de forma anônima - depende do que a pessoa preferir. Não é
pra debater.

A outra coisa que eu gostaria de compartilhar é o relato que estamos fazendo
<https://meta.wikimedia.org/wiki/Brazil_Program/Reports/Ação_Educativa's_grant_-_first_semester>
(ainda por concluir). Segundo uma revisão última que fizemos do projeto
proposto
<https://meta.wikimedia.org/wiki/Programa_Catalisador_do_Brasil/Planejamento_2012-2013/Parcerias/A%C3%A7%C3%A3o_Educativa/Projeto>,
chegaremos a agosto com ele cumprido em termos de atividades (e boa parte
em termos de objetivos gerais - sim, com alteração de cronograma). Então, o
que nos preocupa é justamente revisarmos, junto com a comunidade, e não só
a equipe - antes de elaborarmos uma nova proposta, o que um projeto como
esse deve se propor a fazer para alcançar o impacto que queremos; qual é o
impacto que queremos?; quais são os resultados prioritátios?; qual relação
devemos estabelecer? o que consideramos prioritário (envolvimento da atual
comunidade, participação de novos colaboradores, novos editores, mais
conteúdo, melhor conteúdo?).

Até hoje, todo o processo foi construído de forma  aberta à participação. e
tomamos decisões acompanhadas de processos de diálogo no meta e das visitas
a parceiros. Mesmo assim, uma vez iniciada essa nova etapa do projeto
(depois de um longo processo de transição que, é claro, prejudicou bastante
o desenvolvimento do programa), percebemos que questionamentos de fundo, de
essência, como
* "pra quem serve um catalisador?",
* "em que medida as ações do catalisador devem estar atreladas/dependentes
de participação da comunidade?",
* "quais os limites de um catalisador?",
* "em que medida (como vc mesmo disse) um catalisador pode terminar por
desarticular a comunidade?",
* "em que medida resultados concretos sem participação mais significativa
da comunidade são valorosos?",
* "até que ponto a comunidade está aberta à existência de um programa como
o catalisador?",
* "vale o investimento?",
* "como uma parceria com uma ONG sem histórico no movimento Wikimedia pode
agregar para o movimento?",
* "quais são as condições básicas de acordo entre todos os *stakeholders*
do movimento para que um programa como esse possa ter êxito?".

Essas perguntas não estão lá dessa forma e a gente não quer só chegar a uma
conclusão do que fazer com o catalisador - a gente quer um processo em que
pensemos, juntos, como o movimento wikimedia quer atuar e como o
catalisador entra nisso. Por isso, simplificamos as perguntas num primeiro
momento pra ver as questões que surgiam ao longo do tempo - como as suas -
que são ótimas.

A WMF também tem intenção de iniciar uma consulta com aspectos mais gerais
(não só do catalisador, mas independentemente dele, como o movimento
Wikimedia no Brasil se vê no futuro). Essa consulta, sim, será mais ampla
em termos de poder redefenir os rumos da atuação e apoio da WMF ao
movimento no Brasil.

Eu não colocaria em termos de "estamos todos perdidos", mas se prefere
colocar assim, é uma forma de ver - muitas opiniões circularam de forma não
clara e queremos que elas possam aparecer de forma clara e transformadora.

O que queremos é uma conversa que parta das impressões de quanto mais gente
possível para avaliarmos se é pertinente continuarmos com um catalisador -
e em que condições, tendo em vista o fortalecimento dos projetos Wikimedia,
das comunidades.

Não queremos reiniciar um ciclo (renovando o projeto) sem um novo acordo,
um novo pacto. E acho que devemos inverter o processo: o que a comunidade
quer para os projetos Wikimedia e como acham que um programa nacional pode
contribuir para isso? A partir daí, vemos se é possível que contribuamos
com esse processo no atual modelo - ou em outro, ou de forma nenhuma.
Lembrando aqui que a decisão sobre o modelo de atuação não é uma decisão
que está em nossas mãos. Mas achamos que os resultados da consulta podem
contribuir com o processo mais amplo e a consulta que a WMF vai fazer.

A ideia não é defender com unhas e dentes o projeto como existiu até hoje,
mas exatamente aproveitar os questionamentos que surgiram para repactuarmos
quais devem ser as bases de uma ação no Brasil.

Abraços
Oona