Em 5 de junho de 2014 10:29, João <jolo...@gmail.com> escreveu:

> Trabalhar os editores antigos que se afastaram do projeto, tem muita gente
> boa ali que gostaria de um empurrão para voltar, talvez um sonho, sonhos
> motivam pessoas. (o meu com creme de baunilha, sff);
>
> E tem muito mais.
>
> Mas o mais importante é lembrar sempre que catalisador é coadjuvante no
> processo, nuca o elemento principal. De vez em quando parecem se esquecer
> disso.

João, eu concordo plenamente com esse comentário. E por isso uma medida
simples, que já foi proposta, é: contratar alguém de comunicação para
escrever sobre a comunidade.

E pode até ser alguém da comunidade. Melhor, de preferência alguém da
comunidade.

A Oona já disse o receio que tem de pagar alguém daí depois a pessoa só vai
querer fazer trabalhos pago, sem ser como voluntários, mas acho isso uma
grande bobagem. Eu era voluntário, prestei um serviço para a WMF, e vou
continuar apoiando os projetos Wikimedia sempre que puder, seja divulgando
(como indivíduo ou com a organização que estou criando) ou trabalhando no
meu tempo vago nas coisas que gosto.

Quando fui dar a palestra sobre Wikipédia e Educação, apareceu um menino
com um relato incrível sobre a Wikipédia tê-lo ajudado a passar num
vestibular. Devíamos ter o perfil dele.

Quando fomos a Salvador e vimos a incrível história da mãe do Teles,
devíamos ter um perfil da Luiz e do Lucas.

O Jo é um baita contribuidor e participa de muitas atividades online e
offline há anos. Devíamos ter um perfil dele, motivações, vídeos etc..

*Comunicação.* Exponha porque algumas pessoas dedicam tantas horas num
projeto para disseminar e produzir conhecimento e aumente a chance de
atrair mais gente.

Você pode contratar a melhor palestrante do mundo, mas se não estiver
envolvido com o coração, vai ser só mais um profissional.

Podíamos começar uma campanha: troque uma viagem de um gringo no Brasil e
pague alguém para fazer um trabalho dedicado em coisas específicas como o
Jo sugeriu.

Um programa que precisa catalisar e é tão fraco no quesito comunicação
simplesmente não deveria existir. Se até agora não mostrou que pode fazer
isso, não acho que "ouvindo de perto a comunidade" vai resolver esse grave
problema.

E sei que em alguns momentos a própria Wikimedia Foundation só atrapalha
nessa questão por causa da grande frescura em usar a marca dela, em criar
um blog, essa bobagem de capítulo ou não capítulo etc.. Daí ter que lidar
com isso sei que é difícil também.