Começar o contato pela produtora pode dar mais resultados, já que
dependendo do contrato os direitos ficaram todos com a Cauxi.Ou, se não
ficaram, a Cauxi ajudar em eventuais pressões na Natura.

Na matéria há menção a terem "[resgatado] a mesma expedição que etnógrafo
alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924)".

Excepcionalmente nesse caso eu não virei com a minha bandeirinha de
Wikisource rs, já que esse etnógrafo fez todas suas anotações e
transcrições em alemão (e eu não sei lhufas do idioma, mas posso ajudar se
alguém que saiba eventualmente se interessar). Há edições em português, mas
todas traduções dos anos 2000 que, apesar de por editoras universitárias,
na proteção padrão.

Mas, na matéria em
http://www.teresasurita.com/2010/11/historia-os-estudos-de-koch-grunberg-na-amazonia.html
há informações interessantes, incluindo a de gravações em rolo feitas pelo
etnógrafo terem sido restauradas e lançadas em CD pelo Arquivo Fonográfico
de Berlim.