Caros, para conhecimento, a repórter voltou com mais duas perguntas:

Ela pediu mais algumas informações sobre a "possibilidade de bloqueio a
partir de um ponto", ao que respondi:

   - "Sim, há a possibilidade de se bloquear edições a partir de um ponto,
   mas o bloqueio de um endereço de IP impede a edição por todos os usuários
   daquele mesmo endereço (muitas vezes compartilhado), a despeito da
   qualidade e/ou pertinência da edição. É um recurso utilizado na Wikipédia,
   mas é avaliada a necessidade caso a caso.
   - O bloqueio de IPs por um determinado período pode ser utilizado na
   Wikipédia quando que há edições consideradas impróprias recorrentes a
   partir de um deles. Mas isso traz outras questões também. Por exemplo, se é
   feito o bloqueio de um IP de uma escola ou lanhouse porque um ou dois
   usuários fizeram diversas edições impróprias, então todos os usuários
   naquela escola ou lanhouse ficam impedidos de editar".

Perguntou também se "Wikipédia realmente fica mais atenta aos perfis que
correm riscos de serem manipulados durante uma campanha", ao que respondi:

   - sugiro consultar editores que estão há vários períodos eleitorais
   ativos. Mas apenas um estudo estatístico ao longo do período permitiria uma
   resposta precisa. De qualquer forma, como os editores mais ativos costumam
   estar atentos às novas edições, uma hipótese é a de que os verbetes
   sensíveis em períodos eleitorais são mais editados por usuários com
   interesses específicos (seja favoráveis ou desfavoráveis) e, portanto,
   acabam requerendo e recebendo mais atenção.

Oona