Ah, sim, você tem razão. Mas é isso: fazemos a nossa parte para não ajudar
a desinformação.

Caso alguém se interesse pelo meu guia mental para responder:

1) quando percebo que o jornalista tem uma tese, mas quero mostrar que é
mais complexo do que isso, tento prover exemplos de outra natureza. Quando
a tese está formada e não vejo espaço para mostrar outros lados, ou procuro
dar uma resposta extremamente formal e institucional que não possa ser
muito editada, ou não respondo.

2) Sobre respostas escritas ou por telefone, depende muito da pauta, do
jornalista, do veículo e do tempo disponível. Em alguns casos, uma boa
conversa pode fazê-lo(a) compreender melhor a questão e até influenciar
mais a narrativa da reportagem como um todo. Por exemplo, quando você
prefere abordar temas não levantados nas perguntas. Ou quando percebe que
o/a repórter está começando a apurar, está bem intencionado/a e não faz a
mais vaga ideia de como a coisa funciona. Mas, em muitos casos, respostas
escritas tomam menos tempo, me obrigam a formular de forma mais concisa e
objetiva a resposta, contribuindo também para evitar grandes deturpações.

Abraços
Oona

: