Outro Danilo, amigo e também d'O Globo, tinha me escrito mais cedo;
comentei que não respondia em nome da Wikipédia, que já tinha feito alguns
comentários pro site da Veja e que havia um tópico na esplanada, com o
conteúdo dos comentários que tinha enviado na outra ocasião. Agora vi que o
Danilo Motta também me escrevera mais cedo, mas fiquei umas 4 horas sem ver
emails direito.

Acho que seria interessante colher informações com Wikipedistas que vigiam
esse tipo de verbete.

Não estou copiando aqui os emails recomendados pelo Danilo Motta, porque
acho que vocês devem decidir se querem responder ou não e como, quem etc.
Mas compartilho aqui caso interesse usar.

O que já falei sobre o assunto, conforme publicado aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/Mais_uma_para_o_per%C3%ADodo_eleitoral..._%2828jul2014%29

   - O breve comentário que fiz foi: "No geral, isso é muito comum:
   funcionários de empresas, relações públicas de celebridades, assessores de
   políticos de todos os níveis da federação editam. O problema está menos na
   origem do IP e mais na qualidade da edição. Se uma dessas pessoas edita de
   maneira isenta, não há problema. A questão complica quando interpretam que
   a enciclopédia é uma plataforma de divulgação, quando querem omitir fatos
   já reportados em outras fontes ou incluir informações sem referência.
   Nesses casos, os editores mais experientes e ativos costumam reverter as
   edições, ou mesmo alguns robôs, como o Salebot, são capazes de identificar
   remoção grande de conteúdo, inclusão de palavrões etc".
   - Ela pediu mais algumas informações sobre a "possibilidade de bloqueio
   a partir de um ponto", ao que respondi: "Sim, há a possibilidade de se
   bloquear edições a partir de um ponto, mas o bloqueio de um endereço de IP
   impede a edição por todos os usuários daquele mesmo endereço (muitas vezes
   compartilhado), a despeito da qualidade e/ou pertinência da edição. É um
   recurso utilizado na Wikipédia, mas é avaliada a necessidade caso a caso. O
   bloqueio de IPs por um determinado período pode ser utilizado na Wikipédia
   quando que há edições consideradas impróprias recorrentes a partir de um
   deles. Mas isso traz outras questões também. Por exemplo, se é feito o
   bloqueio de um IP de uma escola ou lanhouse porque um ou dois usuários
   fizeram diversas edições impróprias, então todos os usuários naquela escola
   ou lanhouse ficam impedidos de editar".
   - Perguntou também se "Wikipédia realmente fica mais atenta aos perfis
   que correm riscos de serem manipulados durante uma campanha", ao que
   respondi: sugiro consultar editores que estão há vários períodos eleitorais
   ativos. Mas apenas um estudo estatístico ao longo do período permitiria uma
   resposta precisa. De qualquer forma, como os editores mais ativos costumam
   estar atentos às novas edições, uma hipótese é a de que os verbetes
   sensíveis em períodos eleitorais são mais editados por usuários com
   interesses específicos (seja favoráveis ou desfavoráveis) e, portanto,
   acabam requerendo e recebendo mais atenção.