Isso da Globo "nos" usando e des-usando conforme quer está me dando umas
idéias (quando a questão atinge eles, como direitos autorais, uma matéria
ridicularizadora e que nos chama de um "site que fornece conteúdo para a
Internet", quando veem chance de atacar o poder executivo federal e
defender seus pares nos citam com riqueza de detalhes...)

Vejam a minha equação:

Na Argentina eles deixam o DIY Scanner em uma biblioteca por um prazo
determinado, podendo usar ele para coisas corriqueiras mas com um teto
mínimo de livros PD-old por mês para digitalizar;

+

A Wikimedia sinalizou que aceita hospedar conteúdo que está em domínio
público no pais de produção e demais signatários de Berna mas que está
protegido nos EUA. O Commons só não aceita isso plenamente por conta de uns
stalinismos da vida de alguns voluntários de lá;

+

As Organizações Globo fizeram todo um barraco judicial para puxar da
Editora Brasiliense para a Editora Globo os livros de Monteiro Lobato, o
site da Monteiro Lobato Licenciamentos é um subdomínio da Globo.com etc e
em 01/01/2019 cai em domínio público no Brasil a obra integral do autor.;

=

Caçar uma das bibliotecas de São Paulo que tenham quantia razoável de
edições sem adicionais intelectuais de terceiros às obras de Lobato para
propor o DIY Scanner, incluindo como exigência de digitalização mínima
scans lobatianos a serem estocados para serem disponibilizados em público
no réveillon de 2019 (além de títulos para uso já possível) \o/

Imagino que a Biblioteca Monteiro Lobato, a um espirro da sede da Ação
Educativa e na calçada oposta à FESPSP, tenha esses materiais, já que além
de espécie de biblioteca-sede para as infanto-juvenis eles tem um setor
específico para o patrono.