Eu não pegaria tão pesado ao ponto de dizer que são oportunistas, mas
que apenas não aproveitam a oportunidade e o objetivo principal dos
eventos internacionais, que é interagir com pessoas de todos os cantos
do mundo, aprender com o que é gerado lá fora e trazer para o pessoal
do Brasil.

Como as vagas são poucas nesses eventos, as pessoas que vão deveriam
se preocupar em conversar com os demais membros do movimento
brasileiros, levantar necessidades, dificuldades e tentar ir para
esses eventos em busca de uma solução, com um plano estruturado de
ação no durante e pós evento.

Isso eu não vejo acontecer. As pessoas se candidatam, muitas vezes não
permitindo que outras pessoas tenham essa experiência e acabam não
gerando nada de produtivo no evento, não reportam o que fizeram lá e
não geram nada a partir de então.

Dai a ida a um evento que poderia ser produtivo para um grupo, acaba
sendo apenas uma viagem/passeio para o selecionado, com interações
individuais, jantares e conversas pessoais, mas mesmo assim não sei se
chamaria isso de oportunismo.

Quando dizemos VAMOS FAZER UM PROJETO, OLHEM ESSE EDITAL ou ME AJUDEM
NISSO o retorno é pequeno, agora quando o assunto é viajar pra evento,
a galera sempre se movimenta.

Isso não é exclusivo do movimento Wikimedia, lido com isso diariamente
em todos os projetos que passei desde a graduação... Fedora, Mozilla,
GNOME e etc.

Eu sou totalmente a favor das idas a eventos, acho que poucos tem a
oportunidade de ir a uma Wikimania, Iberoconf e etc. Mas sou a favor
de ir com proposito e principalmente, para atender o proposito de um
grupo(principalmente dos que não podem estar lá) e também o propósito
do evento. É importante ir para fazer algo.. para apresentar algo...
para aprender algo novo e trazer de volta para compartilhar com os
demais.

E outra coisa, a ida a eventos não deve ser vista como premiação pra
quem edita muito ou quem edita mais. Ela deve ser vista como uma
oportunidade de troca e compartilhamento do conhecimento no que tange
ao planejamento e melhoria do movimento como um todo.

Desculpem, mas as minhas criticas ainda carregam e carregarão por
algum tempo um pouco de mágua dos que me criticaram publicamente e me
boicotaram de forma descabida em várias oportunidades e acabaram
boicotando projetos interessantes para o movimento.

Abraços

Rodrigo Padula