Diego,

Antes de mais agradeço o tempo que despendeu na resposta e na colocação de
algumas questões pertinentes que, espero que sejam serão resolvidas com esta
correio eletrónico.

Em relação ao envolvimento na comunidade, acho que foi isso que fiz quando
anunciei o projeto na mailing list.
Como pode ver na página do próprio projeto, há bastantes anos que me envolvo
voluntariamente em projetos públicos Open Source, e tenho por norma
apresentar-me com algo para oferecer, tal como o fiz nesta lista de discussão.
Apresentei-me e mostrei que posso contribuir para a comunidade. Algumas pessoas
mostraram interesse e contactaram em privado. Umas com informação, outras com
dúvidas e outras apenas com um sinal de boas-vindas.

No entanto, é a primeira vez que me insinuam que devia ter “pedida autorização”
antes de apresentar uma proposta. Por enquanto, isso é um costume que não é
aceite nos países e instituições por onde estive. Tanto quanto sei, também não
é política expressa da Wikipédia.

Expressa o projeto como algo fácil. Ativar o Wikicheck e pouco mais. Quase
ofensivamente simplista.

Se alguém tentar utilizar o LanguageTool neste momento para edições
automatizadas, não vão ter bons resultados e o cenários de alterações
destrutivas materializa-se. Criar bots é trabalho, e tanto quanto sei, até ao
momento, não existe ninguém a fazê-lo. Se formos a ver, criar um novo servidor
para o WikiCheck também é simples, mas não há ninguém a querer mantê-lo. Além
de que, só referi WikiCheck expressamente, porque estará disponível para todos
os idiomas o que aumenta a relevância do projeto.

Na página do projeto está expresso que as edições são testadas primeiro num
extrato da Wikipédia, onde as regras são revistas e aprimoradas. Também é
explícito que só quando satisfizerem critérios, a combinar com os interessados,
serão utilizadas pelo bot. Note que a decisão será estatística, ou pelo menos
decidida a partir de indicadores numéricos.
Isto também é explicado com algum detalhe na página de discussão do projeto, e
até é feita uma previsão de funcionamento.

Dedico bastante do meu tempo livre ao voluntariado a projetos que julgo de
interesse global. Além do LanguageTool, tenho sido um dos tradutores mais
prolíficos de programas Open Source nos últimos anos, como pode constatar na
página da candidatura, mas não tenciono dividir o meu tempo dedicado a
voluntariados a mais instituições. Não que eu não ache que a Wikipédia não o
merece, mas simplesmente porque o tempo é limitado e todas as pessoas tem
prioridades.

O que eu ofereço aqui é um serviço. Pago.

Ofereço aqui porque é uma entidade que estimo, que julgo beneficiar desse
serviço, e por concordar com os seus princípios, mas não estou a oferecer tempo
pro bono. Sou voluntarioso e esse serviço permite-me continuar a realizar os
meus trabalhos pro bono, seja nas traduções ou no corretor gramatical. Também
melhora a motivação de continuar a fazê-lo, sabendo que existe uma comunidade
considerada e respeitosa por trás destes projetos.
Os pormenores de desenvolvimento do bot fazem parte do tempo de
desenvolvimento. O tempo de desenvolvimento também está explicado em pormenor,
e o que consigo fazer a tempo parcial pode ser visto na minha página do GitHub.
É pública.
A estimação de custos de servidor é mínima, e é parte de uma das componentes
que pode compensar outros gastos inesperados. Como disse é uma estimação, mas
apesar de já ter os componentes alinhavados, ainda não estou a desenvolver a
solução.

A proposta, tal como deixa expresso, é investir o tempo na criação dum
mecanismo permanente, que liberta os editores duma série de atividades
aborrecidas mas necessárias. Isso incluí a criação dum portal para verificação
de artigos (o WikiCheck), criação de um bot que faça as edições
automaticamente, e o mais importante, seleção e melhoria de regras para que
isso possa ser feito.
Essa é a parte mais complexa e com maior dispêndio de tempo.
Espero que isto esclareça a situação.
Os restantes esclarecimentos sobre metodologias e precisão já se encontram na
página do projeto e na discussão associada, que pode e deve ser utilizada para
esse fim.
Além disso é bom negócio para todos.
https://wikimediafoundation.org/wiki/2015-2016_Fundraising_Report
Se houver um aumento de 0,1% de doações pela melhoria de qualidade da
Wikipedia, o projeto já se rentabilizou mais de 10×.
Isto cria abertura para mais bolsas na comunidade Portuguesa e quem sabe bónus
anuais superiores para todos os membros da instituição.

Cumprimentos,

Tiago Santos

Message: 2