Olá,

O Zope e Plone são tecnologias que podem ser aprendidas sozinhas sim veja:

www.tchezope.com/documentacao
www.fabiorizzo.com/artigos/zope/zopeintro
www.fabiorizzo.com/artigos/plone/ploneintro

Porém, recomendo um treinamento. Trabalho na Simples Consultoria, onde
ministro treinamento de Python, Zope e Plone. Veja:

http://www.simplesconsultoria.com.br/treinamento/zts

Até mais,

--
Fabio Rizzo