Opa Lyrio,

> Alguem mais com alguma provavel solução?

o problema é que você atualizou apenas parte do framework do Archetypes,
que é composto dos seguintes produtos:

Archetypes (core)
MimetypesRegistry
PortalTransforms
generator
validation

Quando você atualiza qualquer um deles, *obrigatoriamente* você precisa
atualizar os outros também. É exatamente o que a mensagem de erro avisa:

RuntimeError: The current Archetypes version 1.3.3-final is not in
list of compatible versions for Products.MimetypesRegistry!
List: ('1.3.0-final', '1.3.1-rc1', '1.3.1-rc2', '1.3.1-rc3',
'1.3.1-rc4', '1.3.1-final', '1.3.2-rc1', '1.3.2-final', '1.3.3-rc1',
'1.3.3-rc2', '1.3.3-rc3')

Daí dá para perceber que você atualizou apenas o Archetypes, mas não o
MimetypesRegistry... ;-)

HTH,

--

Dorneles Treméa