Olá Luiz,

Desta forma também funciona, mas trabalhar com baixo escalão dá mais
trabalho, sabendo que existe uma opção no "portal_actions" que
desabilita o "search". Eu apanhei e ás vezes apanho para formatar
estes tipos de objetos e a principio não consigo identifica-las no
plone ou no zope. No portal_actions procure desabilitar o check-box do
"search". Acho que isso. Os mais entendidos por favor me corrija caso
eu estiver falando asneira.

Abraços!

--
Fernando de Barros Sanches Arce
Tecnologo em Desenvolvimento de Sistemas Web