saudações...
estou postando novamente minha dúvida, tenho uma página inicial
com um formulário e 2 campos login e senha, eu ja sei como passar os
valores dos 2 campos para o zpt, mas como eu faço para fazer um teste
e saber se o usuario e a senha estão cadastrados na tabela usuarios
criada num banco de dados mysql.

tipo.
  a pessoa entra com seu usuario e senha, se estiverem ok ele segue para
o sistema, se naum retorna uma página com erros do tipo 'usuário ou
senha incorretos'.

ja criei o sql-method e ja ta fazendo o select na tabela, mas não sei
como seguir em frente daqui.

desde ja obrigado.