Fernando,

Login de usuários é algo básico para as aplicações e, por isso, já
existem soluções de UserFolder prontas para fazer o que você quer.
Isso evita que você perca tempo tentando "reinventar a roda".

Eu sei que existem, pelo menos dois produtos que fazem o que você
quer: exUserFoler e SimpleUserFolder.

Antes de você tentar desenvolver alguma rotina que lhe pareça
complexa, é bom dar uma olhada nos produtos já existentes e verificar
se já não existe algo pronto para você usar.  O principal local para
você olhar é: http://www.zope.org/Products/

Caso você utilize o Plone, vale a penal sempre olhar também em:
http://plone.org/products/plonesoftwarecenter_view

Um abraço,

Zénrique.