Opa Cleber,

> Na verdade este if foi erro meu na hora de postar :)

foi o que eu imaginei...

> Tentei da seguinte forma e nada também...
>
> request = container.REQUEST
>
> if request['URL'].startwith('http:/meusite.com.br/v01/usuarios'):
>  context.changeSkin('Alpha')
>
> Será que o script deveria estar na raiz? Ao invés de estar dentro do
> site plone!

Eu costumo debugar as 'Access Rules' da seguinte forma:

a) Cria um script (set_skin) na raiz do teu plone site com o
seguinte conteúdo:

url = context.REQUEST['URL']
print url
if url.startwith('http:/meusite.com.br/v01/usuarios'):
    print 'Alpha'
    context.changeSkin('Alpha')
return printed

b) Define um 'Access Rule' para o set_skin

c) Acessa os seguintes endereços para ver se está sendo feito o
que deveria estar sendo feito... :-)

http:/meusite.com.br/set_skin
http:/meusite.com.br/v01/usuarios/set_skin

No primeiro caso, apenas a URL deve aparecer na tela. No segundo,
a URL e mais 'Alpha'. Na pior das hipóteses tu já vais descobrir
se estás testando a URL correta... ;-)

Confere aí.

HTH,

--