On Thu, 01 Sep 2005 03:32:46 -0000
"jacksonluizdemarco" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso desenvolvido em Zope,
> só que como ainda é o tcc1 eu preciso fazer a teoria do trabalho, ou
> seja, falar sobre a ferramenta, e é nisso que eu empaquei, sobre o
> ZODB eu demorei, mas eu achei o que tá me faltando é uma documentação
> mais avançada sobre o ZServer,

Provavlemente vc *não* vai achar nada mais avançado do que o código-fonte
(UTSL).

> viu que ele roda sobre o medusa e talz,
> mas pra colocar no trabalho eu precisaria de um artigo, livro, ou
> página mais específica, alguem teria algo do gênero?

Eu nunca achei algo do gênero, até porque o ZServer não faz grande coisa
(do ponto de vista de inovação) e não foi muito projetado para ser
usado "fora" do Zope, o que já é verdade para outras tecnologias como
PageTemplates e ZODB.

Eu daria mais ênfase no que o Zope introduziu de novidade:
 - edição de código TTW Through-the-web (browser como IDE)
 - ZPublisher: cada objeto sabe se renderizar e é publicável
 - Servidor multi-protocolo: HTTP, FTP, **WebDAV** (pouco suportado),
                             *XML-RPC* (subestimado em relação a SOAP)
 - Conceito de Aquisition
 - Duas engines de templates (DTML e ZPT) # explicando o porquê do fracasso de
DTML
 - Banco de Dados OO integrado (ZODB) e ponte com SGBD Relacionais facilitada
   (ao invés do contrário que era o típico em frameworks web tradicionais)

Isso tudo é mais importante que o ZServer

[]s
Senra