Apagar pelo modo debug precisa de um commit explicito.

Nao lembro de cabeca da sintaxe, mas deve ser algo parecido com isso:

app.manage_delObjects('downloads')
get_transaction().commit()

Da uma catada no google. Ha tutoriais sobre isso por ai...

--
Fabiano Weimar dos Santos
Plone Developer and Consultant