Na verdade, estive pensando e até que não é tão doido..
Qdo fez
material = state_change['object']
voce pegou um objeto do tipo state_change
que está dentro do material...
quando tentou
material.aq_parent
pegou o material
e se pegar o aq_parent aí sim pega o solicitação.

Na verdade estou só explorando meus pensamentos....
talvez tenha outra explicação
Se eu estiver errado, que alguém mande a resposta.
O Plone/Zope é meio maluco, mas nada que um psicologo(analista) não possa tentar
entender.
O unico problema de tentar entender é que vc acaba ficando meio maluco junto.

Se não o jeito é perguntar pra Freud.
Inté
TOM