Opa Tom,

> Olá pessoal, talvez eu perdi a conversa, mas....
> O que aconteceu com o EPOZ?
> Estou usando o Plone 2.1.1 e o default editor é o KUPU.
> Que particularmente é muito bom, mas o Epoz tinha edição de cores e
> alguns detalhes que os Gerentes de conteúdo adoravam....
> Ainda posso usar o Epoz? Ou houve um merge dos projetos?
> Ou o plone não gosta mais do EPOZ?

bom tentando responder a todas as suas dúvidas juntas:

Kupu: http://kupu.oscom.org
- É agora o editor visual padrão do Plone, em função dele ser
  o que mais se destaca em relação aos padrões web[1], o mais
  customizável e extensível (depois que você entende como...)
  e com uma grande quantidade de desenvolvedores. Também pode
  ser usado com o Zope 2/3 puro, Silva e Apache Lenya.

FCKEditor: http://www.fckeditor.net
- Tem o poder de formatação muito parecido com o do famigerado
  MS-Word, o que agrada a alguns e aborrece a outros tantos...
  Não tem grande preocupação em relação aos padrões web[1],
  porém dá liberdade ao usuário. Tem uma boa quantidade de
  desenvolvedores e o pessoal tem feito um bom trabalho. Tem
  suporte a diversas outras plataformas.

Epoz: http://mjablonski.zope.de/Epoz
- Ainda vive, é perfeitamente possível usar no Plone. Alguns
  meses a atrás teve aquele problema que impedia a utilização
  múltipla na mesma página (problema que o Kupu ainda tem, se
  não me falha a memória) corrigido. É praticamente só o Maik
  que toca o desenvolvimento. Ainda tem bastante seguidores.

[1] Quando eu falo padrões web, me refiro aos seguintes casos:
evitar usar '<font color=', '<font size=' (e por aí vai), evitar
o uso de tag depreciadas (center/s/u/strike), dar preferência
ao uso de CSS usando classes, mas evitar o uso in-line, além de
tantas outras coisas nesse sentido...

Particularmente eu sempre dou preferência ao uso do Kupu, mas
quando eu não posso escolher e os usuários querem aquelas
firulas do MS-Word, mesmo sabendo que elas não são a forma mais
correta de uso, então acaba caindo no FCKEditor.

O Kupu e o FCKEditor apesar de serem editores visuais, têm
propósitos bem distintos. Não espere que um dia eles tenham
as mesmas funcionalidades.

A idéia para gerência de conteúdo tem que mudar de 'eu quero
tamanho 30 em negrito com cor vermelha, e embaixo cor azul,
fonte arial e sublinhado' para 'usaremos um título, seguido
de um parágrafo, destacando algumas palavras importantes'.

Saca a diferença? No primeiro caso, seu conteúdo fica com uma
série de tralha a mais que é completamente desnecessária. No
segundo, você usa uma marcação bem mais leve e deixa toda a
formatação visual pra o CSS.

Se o seu site mudar, no primeiro caso será preciso editar
página por página e adequar aos novos padrões, no segundo,
bastará editar os arquivos de CSS (sim, é uma boa prática
dividir em mais de um...) e estará feito o carreto...

PS: 'edição de cores' é coisa do mal... ;-)

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology