Marcio,

Há pouco tempo eu traduzi o capítulo de segurança do Definitive Guide to Plone.  Apesar de se tratar de um Plone, ele trata esse assunto complexo de uma forma fácil de entender.  Dá uma olhada no texto em http://www.tchezope.org/traducoes/gdp/ch9.rst/document_view e se tiver alguma dúvida, pode perguntar.

Zénrique.