ola lista.

Gostaria de compartilhar uma dica com vocês. Seguindo o texto sobre
balanceamento de carga do zope com zeos client em cada processador, descobri
uma maneira de garantir que a instãncia rode no processador selecionado.

Existe um utilitário feito pelo Robert Love (http://rlove.org) que que se chama
taskset (faz parte do pacote schedutils) onde você força a "fidelidade" de
processador para um processo, não deixando que o escalonador do Linux decida em
qual processador a instância irá rodar.

Um exemplo prático: no meu caso, eu possuo uma máquina com 4 processadores, para
iniciar uma instância em cada processador eu uso:

# taskset 0x00000001 /dbs1/zope/zeoclient1/bin/zopectl start
# taskset 0x00000002 /dbs1/zope/zeoclient2/bin/zopectl start
# taskset 0x00000004 /dbs1/zope/zeoclient3/bin/zopectl start
# taskset 0x00000008 /dbs1/zope/zeoclient4/bin/zopectl start

O segundo do parãmetro do taskset é um binário onde o bit ligado indica o número
do processador que o processo irá rodar. Se for tudo 0, o escalonador irá
decidir em qual processador rodará o processo.

Isso não estava documentado, e achei que seria interessante compartilhar o
conhecimento com vocês.

abraço a todos.

--
Jeronimo Zucco