On Wed, 26 Oct 2005 08:19:15 -0400
Fernando Sanches <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> pessoal,
>
> O banco OO do zope possui algum tipo de manipulador e visualizador de
> seus dados? Infelizmente acredito que não tenha. Então porque usar o
> seu banco? Não é mais fácil usar um banco relacional? Mas pra mim isso
> não importa, o que estou interessado é como visualizar e manipular o
> banco padrão OO do zope.

Esta abordagem (a seguir) é definitivamente visual (pois vc vê) ;o)!

[EMAIL PROTECTED] Zope-2.8.2-final]$ bin/zopectl debug
>>> app
<Application at >

Aí basta definir o sistema de navegação dos pobres:

interesting_types = ('Page Template', 'File', 'Folder', 'Folder (Ordered)',
                     'Image', 'Plone Site', 'Script (Python)')

def ls(current=app, meta_types=interesting_types):
    for meta_type, obj in current.objectItems(meta_types):
        print "%20s:%s"%(obj.getId(), obj.meta_type)

>>> ls()
standard_template.pt:Page Template
               teste:Plone Site

Agora falando sério ;o)
Existem algumas ferramentas no ZODB que permite vc fazer
um dump de tudo que está na base de dados.

Outras alternativas mais alto nível seria usar qualquer ferramenta de ftp:

[EMAIL PROTECTED] Zope-2.8.2-final]$ ftp localhost 8021
Connected to localhost.
220  FTP server (Medusa Async V24763 [experimental]) ready.
KERBEROS_V4 rejected as an authentication type
Name (localhost:operador): admin
331 Password required.
Password:
230 Login successful.
Remote system type is UNIX.
Using binary mode to transfer files.
ftp> ls
200 PORT command successful.
150 Opening ASCII mode data connection for file list
drwxrwx---   1 Zope     Zope            0 Oct 25 13:23 .
drwxrwx---   1 Zope     Zope            0 Oct 25 12:37 Control_Panel
--w--w----   1 rodrigo  Zope            0 Oct 25 14:02
Psycopg_database_connecti on
--w--w----   1 Zope     Zope            0 Oct 25 12:06 acl_users
----------   1 Zope     Zope            0 Oct 25 12:06 browser_id_manager
--w--w----   1 Zope     Zope            0 Oct 25 12:06 error_log
-rw-rw----   1 Zope     Zope           28 Oct 25 12:06 index_html
----------   1 Zope     Zope            0 Oct 25 12:06 session_data_manager
-rw-rw----   1 Zope     Zope         1227 Oct 25 12:06 standard_error_message
-rw-rw----   1 Zope     Zope           18 Oct 25 12:06 standard_html_footer
-rw-rw----   1 Zope     Zope           82 Oct 25 12:06 standard_html_header
-rw-rw----   1 Zope     Zope          282 Oct 25 12:06 standard_template.pt
drwxrwx---   1 Zope     Zope            0 Oct 25 13:22 temp_folder
drwxrwx---   1 rodrigo  Zope            0 Oct 25 12:44 teste
--w--w----   1 Zope     Zope            0 Oct 25 12:06 virtual_hosting
226 Transfer complete
ftp>

Tem também webdav+ cadaver, konqueror, etc.
Isso ajudaria ?

Mas eu concordo que essa é uma área que poderia ser melhorada.

Abração
Senra