A pergunta do Rodrigo foi boa:

A ZMI não lhe basta?

Quer melhor coisa do que simplesmente poder navegar pela estrutura dos
dados?

Agora, se você quer dados tabulares, o Catalog é a melhor opção. Com ele
você poderá fazer queries e gerar dados tabulares de maneira muito
fácil, e tem até assistentes como o ZSearch Interface que te ajudarão a
montar seus formulários e relatórios.

Você pode ainda varrer dados facilmente usando Script Python com métodos
como objectValues, objectIds, etc... Apesar desses métodos consumirem
bastante memória pois carregam os objetos que são invocados.

E se você ainda tiver uma certa neurose pode usar SQL no ZODB... Não,
não estou brincando, veja o ZOQL[1], apesar de ele se basear também nos
métodos acima citados! ;)

Enfim, só porque o mundo é quadrado, não quer dizer que tenhamos que ser
quadrados como o resto do mundo, não? =)

Claro, você ainda está livre para usar BDR no Zope, ele inclusive
facilita muito sua vida. Usar Zope + BDR é mais produtivo do que muitas
coisas (a maioria por sinal) que conhecemos. :)

Veja que legal a forma com que se usa os conectores (DAs), os
ZSQLMethods, pode-se ainda usar geradores de interface como as ZSearch
Interfaces ou o ZetaDB[2] que é muito legal.

E para terminar: "Gartner to DBAs, BI vendors: Time to reinvent
yourselves".[3] Qualquer semelhança é mera coincidência! ;)

É tudo uma questão de ótica! ;)

[1] http://www.zope.org/Members/srichter/Products/ZOQLMethod
[2] http://zetadb.sourceforge.net/
[3] http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=2049&tag=nl.e539