Olá Wilton,

Tentou olhar já o CMFMember? Eu ainda não precisei utilizar mas sei que
um usuário para ele é um tipo de conteúdo do Archetypes, e assim
acredito que não é difícil de customizar um processo de workflow para
aceitação ou não de um membro.

Link do CMFMember:
http://plone.org/products/cmfmember

Fabiano Marcon
NPDU - Universidade de Caxias do Sul - RS