JJ (Arnaldo Janz Júnior) wrote:
> Olá, pessoALL!

Olá Arnaldo,

> Estou precisando evitar q o cadastro d usuários do site possa ser feito
> via robô, p/ evitar cadastro e até envio d e-mail ñ solicitados, já q a
> senha é enviada por e-mail.
> Gostaria d saber da experiência d quem já fez/faz isso: como o
> implementaram? Apenas c/ a imagem c/ alfanuméricos gerada
> automaticamente no formulário d cadastro? Aliás, existe algum produto p/
> isso?

O nome dessa imagem é captcha[1].

Há algum tempo eu pesquisei sobre isso e encontrei o PyCaptcha[2] que é
escrito em Python, no site sobre captchas tem também um exemplo
simples[3] em Python.

Sobre Zope eu não consegui encontrar nada funcional. Fiquei com vontade
de escrever um produto integrado com o PyCaptcha mas até agora não tive
tempo de fazer. Taí uma coisa legal para fazer. Quem sabe você não
escreve esse produto! =)

> O lance dessa imagem é q ela mata a acessibilidade, já q, se for
> colocado o alt e o title, deu na mesma: podem ser lidos por robô, né?

Sobre acessibilidade o link[1] tem algumas informações.

> Bom, o cliente está ciente disso e abre mão da acessibilidade nesse
> formulário mas é uma pena se for assim. Se alguém tiver uma outra
> técnica anti-robô, aceito sugestões. Se não, agradeço a quem puder me
> dar uma idéia d um produto ou um código p/ implementar a imagem.

Você também pode adotar outro caminho, por exemplo, deixar livre o
cadastramento de usuários mas moderar sua aprovação. Para esse caso
existem produtos como o CMFMember[4] e o Membrane[5] que te proporcionam
este tipo de controle.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Captcha
[2] http://svn.navi.cx/misc/trunk/pycaptcha/
[3] http://captchas.net/sample/python/