Ôw, Jean!
Captcha! Exatamente!
Nas pesquisas q fiz, tinha econtrado artigos sobre o assunto e o problema da acessibilidade tb. Inclusive, propunham algumas soluções (as mesmas da sua referência 1), como a criação automática de um arquivo de som c/ a leitura dos caracteres e a alternativa de perguntas, puzzles e outros, formulados(as) por IA, entre outras coisas ... E tb q ainda ñ tinha uma solução ideal, já q robôs mais sofisticados poderiam ler os textos das imagens (coisa q, tb concordando c/ sua referência 1, em algumas implementações, até p/ humano é difícil!) e responder os puzzles/perguntas e afins ... Mas já dá um trabalhinho!
Bom, perguntei pq quero saber quais as alternativas anti-robô usadas pelos plonistas, já q tb ñ tinha encontrado nenhum produto ou código q resolvesse o problema (e, pelo jeito, nem vc, né?). O jeito deve ser fazer no braço, mesmo! Vou dar uma olhada no PyCaptcha e ver o q sai. Se sair algo legal, aviso.
Qto à moderação, a ñ ser q o robô gerasse dados descaradamente irreais, me parece q a autenticidade do cadastro ainda ñ se garantiria, exceto se a cada um o gestor do site o verificasse c/ o cadastrado, o q geraria muito trabalho manual ... Ou ñ entendi bem a idéia?
Além dessas coisas, logo no início d minhas pesquisas, até vi um Plone Site q implementava uma imagem Captcha no form ... acho q d cadastro, mesmo ... mas, ñ me lembro agora o porquê, ñ consegui pegar sua url nem lembro qual é ... (|´:¬{(» ... senão poderia trocar idéias c/ o responsável ... Por acaso tá na lista (e lendo essas mensagens)? Heim? (|´8¬{D»

Obrigado, Jean, pelas referências e pelo PyCaptcha (vamos ver no q dá)!

Alguém tem mais idéias, referências ou implementações anti-robô, q possa contribuir? Fiquem à vontade, ok? (|´;¬{)»

Muito obrigado,
--
JJ (|´:¬{)»

Em 03/11/05, Jean Rodrigo Ferri <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
JJ (Arnaldo Janz Júnior) wrote:
> Olá, pessoALL!

Olá Arnaldo,

> Estou precisando evitar q o cadastro d usuários do site possa ser feito
> via robô, p/ evitar cadastro e até envio d e-mail ñ solicitados, já q a
> senha é enviada por e-mail.
> Gostaria d saber da experiência d quem já fez/faz isso: como o
> implementaram? Apenas c/ a imagem c/ alfanuméricos gerada
> automaticamente no formulário d cadastro? Aliás, existe algum produto p/
> isso?

O nome dessa imagem é captcha[1].

Há algum tempo eu pesquisei sobre isso e encontrei o PyCaptcha[2] que é
escrito em Python, no site sobre captchas tem também um exemplo
simples[3] em Python.

Sobre Zope eu não consegui encontrar nada funcional. Fiquei com vontade
de escrever um produto integrado com o PyCaptcha mas até agora não tive
tempo de fazer. Taí uma coisa legal para fazer. Quem sabe você não
escreve esse produto! =)

> O lance dessa imagem é q ela mata a acessibilidade, já q, se for
> colocado o alt e o title, deu na mesma: podem ser lidos por robô, né?

Sobre acessibilidade o link[1] tem algumas informações.

> Bom, o cliente está ciente disso e abre mão da acessibilidade nesse
> formulário mas é uma pena se for assim. Se alguém tiver uma outra
> técnica anti-robô, aceito sugestões. Se não, agradeço a quem puder me
> dar uma idéia d um produto ou um código p/ implementar a imagem.

Você também pode adotar outro caminho, por exemplo, deixar livre o
cadastramento de usuários mas moderar sua aprovação. Para esse caso
existem produtos como o CMFMember[4] e o Membrane[5] que te proporcionam
este tipo de controle.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Captcha
[2] http://svn.navi.cx/misc/trunk/pycaptcha/
[3] http://captchas.net/sample/python/